CNBB lança subsídio com exercícios espirituais para o Advento

O tempo do Advento é o período que antecede a celebração do Natal, data em que a Igreja Católica festeja o nascimento do Menino Jesus. E para que os fiéis se preparem da melhor forma possível para a renovação da fé no Filho de Deus, o Setor Universidades da CNBB propõe um retiro espiritual através de um subsídio.

Intitulado “Exercícios Espirituais para o tempo do Advento”, o material (que pode ser encontrado no site das Edições CNBB) traz uma reflexão para cada dia das quatro semanas do tempo litúrgico, a fim de ajudar a comunidade universitária (estudante, professor e colaborador) a fazer um encontro com Jesus Cristo, no tempo litúrgico do Advento.

“Tal experiência abrirá em sua vida espiritual um acesso diferenciado ao mistério do Natal. E você, de modo sereno e modesto, anunciará por palavras e por gestos que na humanidade de Jesus se encontra o sentido de nossa humanidade”, ressaltou o Arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da CNBB, Dom João Justino de Medeiros Silva.

O Setor Universidades da CNBB explica que a proposta é favorecer um contato com o texto bíblico, assim como um exame de consciência, estimular a educação do pensar e sentir e momentos de meditação e contemplação.

“Oferecemos um caminho de oração que favorece estreitar a relação com Jesus Cristo. Por tal meio de oração, cada pessoa pode ouvir, ver com os próprios olhos, apalpar com as próprias mãos o Verbo da vida encarnado na própria história. A Vida manifestou-se: nós a vimos e dela vos damos testemunho e vos anunciamos esta vida eterna (cf. 1 Jo 1, 1-2)”, afirma um dos autores da proposta, Padre Jackson Alves de Carvalho.

O assessor da comissão, Padre Danilo Pinto, também destaca: “aquele que se dispõe a fazer o retiro espiritual terá a oportunidade de preparar melhor a sua interioridade para acolher o mistério do Natal em sua vida”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações da CNBB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here