A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza de 20 a 22 de novembro, em sua sede provisória, a 97ª Reunião Ordinária do Conselho Permanente, órgão que, segundo o Estatuto e Regimento da entidade, é responsável pela orientação e acompanhamento da CNBB e dos organismos a ela vinculados. O Conselho Permanente, constituído pela presidência, presidentes das comissões episcopais e membros eleitos dos conselhos episcopais regionais, também tem caráter eletivo e deliberativo.

O destaque central da pauta será a organização da 57ª Assembleia Geral da CNBB que acontece em Aparecida (SP), de 1 a 10 de maio de 2019 e terá como objetivo central atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período 2019 a 2023. A equipe de redação composta por bispos e peritos e coordenada pelo arcebispo de São Luiz (MA), dom José Belisário da Silva, já se reuniu duas vezes. O resultado desta produção será apresentado aos bispos do Conselho Permanente.

Os membros do Conselho Permanente também votarão o texto Ministério e Celebração da Palavra, fruto da junção do trabalho de duas comissões especiais de trabalho. A atualização das orientações para a celebração da Palavra tem como base o Documento 52 da CNBB, aprovado durante a 32ª Assembleia Geral da CNBB, em 1994.

Lançamento nova edição da Bíblia CNBB – Após 11 anos de trabalho, a CNBB lançará, nesta reunião, dia 21/11, às 11h, uma nova tradução oficial da Bíblia que servirá de referência para a Igreja no Brasil. Como recomenda o Concílio Vaticano II, a tradução se baseia nos textos originais hebraicos, aramaicos e gregos, cotejados com a Nova Vulgata – a tradução oficial católica. Esta nova versão será usada nas futuras publicações oficiais da Igreja no Brasil (lecionários litúrgicos, documentos).

O presidente da CNBB, cardeal Sergio da Rocha, e os padres sinodais brasileiros que integram o Conselho Permanente farão um repasse da XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada em Roma, de 03 a 28/10, cujo tema foi a juventude. O Sínodo 2019, cujo tema é a Amazônia, também será objeto de estudos e encaminhamentos do conselho.

A 97ª Reunião Ordinária do Conselho Permanente também se dedicará a outros assuntos: análise de conjuntura brasileira, reforma do prédio sede, comunicado das comissões e seus serviços, a migração em Roraima e o Plano Caminhos de Solidariedade, eleição do Secretário do Centro Cultura Missionário (CCM) da CNBB.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here